Allison Transmission e Dana Incorporated licenciam os direitos à tecnologia NuVinci® da Fallbrook Technologies Inc.

Empresas planejam colaborar em engenharia e manufatura para a próxima geração de transmissões

A revolucionária tecnologia de transmissão contínua variável do tipo planetário (CVP) gera valor para o cliente ao conferir eficiência e desempenho global para o veículo

Allison Transmission Holdings Inc. (registrada na Bolsa de Valores de Nova York, NYSE, comoALSN), Dana Incorporated (NYSE:DAN), e Fallbrook Technologies Inc. anunciaram a formação de relacionamentos estratégicos para desenvolver, fabricar e comercializar transmissões de alta eficiência para automóveis de passeio, veículos comerciais e equipamentos fora de estrada.Essas transmissões de próxima geração serão projetadas para aumentar a eficiência do combustível, reduzir as emissões e melhorar o desempenho geral do veículo.

Será licenciada para Allison e Dana a tecnologia CVP NuVinci® daFallbrook, que permite aos projetistas reduzir a complexidade das transmissões, supercompressores e outros sistemas do conjunto de acionamento, permitindo que o motor opere a velocidades mais eficientes.

Com o contrato de licenciamento, a Allison obtém da Fallbrook o direito exclusivo de utilizar a tecnologia CVP para o desenvolvimento e comercialização de transmissões primárias para os mercados finais da Allison, que poderiam incluir veículos comerciais, aplicações militares e alguns mercados de equipamentos fora de estrada e grandes equipamentos estacionários.

“Principal fornecedor global de transmissões totalmente automáticas para aplicações comerciais, a Allison está comprometida com o desenvolvimento e implementação de novas tecnologias que satisfaçam as necessidades do mercado em termos de melhoria do desempenho, economia de combustível e durabilidade”, disse Lawrence E.Dewey, presidente do Conselho de Administração, presidente executivo e CEO da Allison.“Ao longo de quase um século de existência, conquistamos a confiança de nossos clientes com nossa dedicação incondicional à qualidade, integridade e inovação – valores centrais partilhados com Fallbrook e Dana.A nossa é a colaboração ideal para o desenvolvimento de novas tecnologias otimizadas para a próxima geração de veículos comerciais”.

Dentro de um contrato separado, a Dana terá licença exclusiva da Fallbrook para projetar e produzir componentes de transmissão e outras soluções avançadas para o conjunto de acionamento com a tecnologia CVP NuVinci® para automóveis de passeio e determinados veículos fora-de-estrada nos mercados finais atendidos pela fabricante.

Para os mercados finais atendidos pela Allison Transmission, Dana e Allison assinaram uma carta de intenção para a exploração de uma aliança estratégica por meio da qual a Dana fabricaria exclusivamente componentes de transmissão com tecnologia CVP NuVinci® para a Allison.

“Com o lançamento desses relacionamentos estratégicos de longo prazo com Allison e Fallbrook, ambas líderes reconhecidas no campo da inovação, continuamos alavancando sinergias tecnológicas em todos os mercados que atendemos – automóveis de passeio, veículos comerciais e fora de estrada”, afirmou Roger J.Wood, presidente e CEO da Dana.“Essa tecnologia é um verdadeiro salto para o futuro no projeto de transmissões, realçando nosso portifólio crescente de sistemas de transmissão e soluções veiculares abrangentes que geram valor para o cliente”.

A tecnologia CVP NuVinci® patenteada pela Fallbrook é uma categoria premiada de transmissão variável contínua baseada em tração, para produção em série e altamente adaptável.Controla as relações de velocidade e torque e pode ser aplicada em dispositivos mecânicos que têm uma transmissão ou podem aproveitar a variação de velocidade ou torque.A transmissão NuVinci® usa um conjunto de esferas que giram entre os componentes de entrada e saída da transmissão.Ao serem inclinadas, as esferas têm seus diâmetros de contato alterados, o que faz variar a razão de velocidade.Comparando com outras tecnologias de transmissão atuais, as análises da Fallbrook indicam que sua tecnologia NuVinci® é menos complexa, aplica-se mais facilmente em escala e em pacotes, custa menos para produzir, e facilita o caminho para chegar ao desempenho ideal.

“Allison e Dana são líderes da indústria de transmissões, e sua adesão e investimentos em nossa tecnologia NuVinci® representam um aval poderoso da prontidão e valor que ela tem para diversos mercados veiculares e outras aplicações de força”, declarou William G.Klehm III, presidente do Conselho de Administração e CEO da Fallbrook. “Esses relacionamentos estratégicos complementarão nossas já poderosas operações de conjuntos de acionamento para bicicletas e unidades de força auxiliares. Além disso, a adoção da tecnologia NuVinci é coerente com os planos de crescimento da Fallbrook na comercialização de comandos acessórios e outras aplicações industriais”.

A previsão é que dentro dos próximos três a cinco anos toda a produção de transmissões fora-de-estrada nos mercados atendidos pela Dana use componentes equipados com a tecnologia NuVinci. Quanto à implementação em veículos de passeio e comerciais, a previsão é para antes do final desta década.

Sobre a Allison Transmission Inc.

Allison Transmission é a maior fabricante mundial de transmissões totalmente automáticas para veículos comerciais médios e pesados, veículos militares táticos de médio e grande porte para o exército americano, e sistemas de propulsão híbrida para ônibus de transporte urbano.As transmissões da Allison são usadas numa variedade de aplicações, inclusive caminhões de uso rodoviário (distribuição, entulho, construção, bombeiros, emergências), ônibus (basicamente escolares e de transporte urbano), motor homes, veículos fora de estrada e equipamentos (principalmente energia e mineração) e veículos militares (sobre rodas e lagartas).

Fundada em 1915, a Allison tem sede em Indianápolis, Indiana, EUA, e emprega aproximadamente 2.800 pessoas.Tem fábricas e centros de customização na China, Holanda, Brasil, Índia e Hungria. Com presença global, atende clientes na América do Norte, Europa, Ásia, Austrália, América do Sul e África.A Allison também conta com mais de 1500 distribuidores e concessionárias independentes espalhados pelo mundo inteiro.Para obter mais informações sobre a Allison, acesse www.allisontransmission.com.

Sobre a Dana Incorporated

A Dana é líder mundial no fornecimento de tecnologias de transmissão, vedação e gerenciamento térmico que melhoram a eficiência e o desempenho de automóveis de passeio, veículos comerciais e fora de estrada, com conjuntos propulsores convencionais e de energia alternativa.A rede global de unidades de engenharia, manufatura e distribuição da empresa fornece suporte local de produtos e serviços a clientes dos mercados de equipamentos originais e de reposição. Sediada em Maumee, Ohio, a Dana emprega aproximadamente 25.500 pessoas em 27 países, tendo registrado faturamento de US” 7,6 bilhões em 2011.Para maiores informações, visite www.dana.com.

Sobre a Fallbrook Technologies Inc.

A Fallbrook Technologies Inc. é uma de desenvolvimento de tecnologia de capital fechado sediada em San Diego, Califórnia, com suas principais operações e atividades de desenvolvimento de produtos localizadas em Cedar Park, tendo também funcionários e outras operações em Michigan, Oregon, China e Europa.Seus principais investidores atuais são Robeco, NGEN Partners LLC e Macquarie.A Fallbrook construiu um amplo portifólio de mais de 500 patentes e pedidos de patente no mundo todo.Para maiores informações, acesse www.fallbrooktech.com.