2003: UM ANO QUE VALEU POR MUITOS

2003 foi um ano difícil. Cortes. Reestruturações. Desafios constantes. Batalhas. O falecimento de Joe Magliochetti, nosso CEO. Crise no Brasil de início de governo, com previsões funestas para dizer o mínimo. O câmbio seria imprevisível, como sempre.

Pois eis que 2003 também foi um ano de conquistas incríveis. De bons resultados na exportação, crença antiga, anterior ao “modismo” cambial. Ganhamos novos negócios, ganhamos o PNQ, fomos apontados pela Forbes como a empresa do segmento automotivo em que as pessoas querem trabalhar. A Pellegrino está novamente na Exame como uma das melhores empresas para se trabalhar. A nossa Divisão de Reposição foi certificada pelo IQA. Nossas operações foram certificadas pela ISO/TS 2002. Ganhamos o PPQG (prêmio paulista da qualidade). Somos bicampeões como a melhor empresa sistemista da Autodata. Conquistamos o Q1 da Ford, o prêmio Interação da DaimlerChrysler, o prêmio da Ford para nossa divisão de Soluções Estruturais.

Solidificamos nossas ações sociais demonstrando que a Boa Cidadania é um pilar do Estilo Dana, com nossas Exposições itinerantes, levando música nas praças, crianças ao teatro, com os Concertos Dana, que atenderam 6.500 espectadores em 13 concertos. Inovamos no Congresso SAE com uma Vending Machine Solidária, inauguramos um Restaurante Popular, oferecendo refeições subsidiadas a R$ 1,00 em conjunto com o Governo gaúcho, Prefeitura de Gravataí, Puras e Kaiser. E por fim nos orgulhamos e emocionamos ao constatar que marcamos a vida dos jovens do Projeto Formare, que em Osasco e Sorocaba, receberam merecido impulso e capacitação, com aulas ministradas por nossos funcionários, seguindo conceito da Fundação Iochpe.

Estivemos presentes nas principais feiras do mercado de forma memorável. Abrimos o ano com um estande de 1.000 m2 na AutoSports, trazendo veículos clássicos do Museu de Tecnologia de Ulbra e palestras de feras como Wilson Fittipaldi, Ingo Hoffman e Lemyr Martins. Na AutoMec inovamos em conjunto com Delphi, Sabó, TRW e Valeo montando o espaço Top5, um sucesso absoluto de crítica e público, com o apoio e pedigree do Bar Brahma. Na SAE mostramos que temos o DNA automotivo, marcando a inovação da indústria deste seu nascimento com a cruzeta, que ainda hoje é a base da transferência de força do motor para as rodas, uma invenção de Clarence Spicer, fundador da empresa, em 1904. Fizemos a oitava edição do nosso Encontro com Fornecedores, dividindo com nossos parceiros nossos objetivos e desafios.

Investimos ainda mais na base futura de engenheiros, com o Desafio Dana Baja Sul em Gravataí, RS, e com a 2a edição do nosso Congresso Interno de Engenharia. Em conjunto com a SAE e FEI levamos engenheiros das principais montadoras para o Dia da Mobilidade, onde apresentamos nossas Soluções em Torque, Tração e Suspensão dentro do Brasil Off-Road, com test-drive da solução de tração Hydra-Lok(tm) – http://www.dana.com.br/hydralok .

Na reposição, marcamos presença com a série de anúncios “É Dana? Então tá combinado!”, lançamos um Manual de Montagem de Motores com mais de 200 motores, e nosso portal na internet lançamos 28 catálogos eletrônicos, peças em 3D, e mais de 110 dicas técnicas.

Nossos patrocínios renderam bons frutos. Estávamos presentes na equipe ganhadora do campeonato brasileiro de Cross Country e do Rally dos Sertões e nossa Dana Lee fez bonito no Campeonato Mundial de Kung Fu, na China, além de ser campeã brasileira da modalidade.

Fechamos uma parceria com a Porto Seguro de co-participação em eventos e na revista trimestral de mesmo nome e o nosso Canal Dana atingiu a marca de 11.000 assinantes diários, o que muito nos orgulha.

Que venha 2004. Fazemos votos de que os louros deste ano que passou sejam o adubo do ano que se inicia. Será o ano de celebrarmos juntos nossos 100 Anos com Milhões de Idéias. Que seja um ano de muita saúde e que nosso relacionamento com você se aprofunde e evolua, para que sejamos todos, Gente Encontrando a Melhor Solução.