Pequenos notáveis

Motores menores exigem tecnologia para manter a eficiência

O custo dos combustíveis e o endurecimento das leis de emissões de gases, principalmente, na Europa e nos Estados Unidos, têm motivado as montadoras a desenvolverem veículos mais econômicos e “verdes”, utilizando materiais mais leves, transmissões mais avançadas, motores menores e menos cilindros. Alumínio, plástico e fibra de carbono, entre outros materiais, substituem o aço e permitem a redução no tamanho do motor, enquanto as tecnologias CVT (transmissão continuamente variável) e CVP (conjunto de planetárias de relações continuamente variáveis) contribuem para o aumento da eficiência, garantindo a mesma performance dos motores atuais ou até superior.

Os fornecedores estão capitalizando essa tendência desenvolvendo meios de transmitir mais força e eficiência para as rodas do veículo. É o caso do VariGlide™, desenvolvido pela Dana, que não apenas muda a forma de entrega da força mecânica, mas reduz a complexidade do sistema de transmissão, permitindo que o motor opere com eficiência máxima. Em veículos leves, essa tecnologia pode representar 10% ou mais de economia de combustível, além de mais conforto para o condutor e passageiro.

Com mais exigência nos conjuntos de acionamento, a produção de calor também aumenta, mas cerca de 65% da energia térmica produzida na combustão interna é desperdiçada se não for utilizada uma tecnologia de captura como o Active warm-up, desenvolvido pela Dana. As válvulas de desvio térmicas e trocadores de calor aumentam rapidamente a temperatura do motor, mantendo-a dentro dos padrões de operação ideais e reduzindo, assim, o consumo de combustível e a emissão de poluentes. A chave dessas tecnologias de gerenciamento térmico é que elas podem ser dimensionadas de acordo com o tamanho do motor e aplicadas a uma variedade de plataformas, aumentando a flexibilidade de projeto para as montadoras. É o caso, também, dos TAPS (protetor termoacústico), que oferecem proteção contra temperaturas extremas, suprimem o ruído e reduzem a massa global com o uso de materiais mais finos, resultando em maior economia de combustível.

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