Casa em ordem

 

Pablo Moraes, gerente de Planejamento Industrial (centro) e os responsáveis pela parte elétrica, Rafael Fernandes (E) e Alexandre Fischer (D)

O site de Gravataí tem 38 hectares e abriga cinco unidades fabris, além das áreas administrativas, 13 subestações elétricas e uma estação de tratamento de efluentes. A área de Planejamento Industrial garante que tudo funcione adequadamente, realizando as manutenções de equipamentos, áreas externas, elétrica, 5S e sinalizações. Em dezembro, quando muitos colaboradores estão de férias, a equipe trabalha em dobro para dar conta das manutenções preventivas e programadas.

A principal alteração realizada no final de 2017 foi a modernização da balança de carga rodoviária, construída há mais de 30 anos e pela qual transitam cerca de 2 mil caminhões por mês. O equipamento, com capacidade de 70 toneladas e pelo qual passa tudo o que entra ou sai da Dana, foi praticamente refeito para eliminar as rachaduras, inclusive com a substituição do acabamento metálico por um tipo de resina que suporta o impacto dos veículos de grande porte. Para isso, a balança teve de ser desmontada e erguida. “É um trabalho delicado porque ocorre em um espaço confinado e envolve todos os requisitos de segurança. Tem que ter um vigia, não pode trabalhar sozinho. Enquanto tem alguém embaixo é necessário estar sempre monitorando essa pessoa”, detalha o gerente de Planeja­mento Industrial, Pablo Moraes.

Balança de carga rodoviária foi modernizada

Ganho de luminosidade e economia

Outra ação foi a substituição, em áreas administrativas e externas, das lâmpadas fluorescentes e vapor de sódio por lâmpadas de LED. Além do ganho de luminosidade – e, consequentemente, do benefício ergonômico – esse tipo de lâmpada gera economia. “A lâmpada de LED consome 9 watts contra 16 da fluorescente, mais o reator. Estamos diminuindo, no mínimo, a metade do consumo”, explica Pablo, lembrando que a vida útil do componente é cinco vezes maior do que a anterior. Ao todo, serão substituídas 1,8 mil lâmpadas – a troca nas fábricas ocorrerá ainda neste ano.

A equipe de Planejamento Industrial também atuou na operação de componentes de cardans. Os nove transformadores a óleo foram substituídos equipamentos a seco.

Áreas verdes

A equipe de Planejamento responde pelo 5S da Dana, manutenção predial, organização e jardinagem, o que demanda muito tempo de trabalho, segundo Pablo. Os 38 hectares que compõem a empresa são cuidados por um grupo de cinco jardineiros, sob a liderança de Rafael Mattos. Como há muita área verde preservada no site de Gravataí, o trabalho desses colaboradores é fundamental, principalmente neste período do ano, quando a necessidade de podas e corte de grama se intensifica.

Segurança demarcada

Outra importante ação do setor foi a demarcação de faixas de segurança e caminhos de pedestres, além da conscientização dos colaboradores. Para ajudar neste processo, Pablo e equipe contaram com uma ajuda muito especial: Danico, o mascote da Dana. Um exemplo da correta implementação diz respeito ao novo refeitório. “Essa questão das faixas é muito legal porque o pessoal comprou a ideia e houve muita cooperação. Quando mudamos o refeitório para o outro lado, o pessoal não usava a calçada, cortava pelo meio da rua. É uma rua interna, mas tem fluxo de veículos, e não é isso que a gente quer. Então demarcamos as faixas e colocamos o Danico. Foi um sucesso”, finaliza Pablo.

Mascote Danico ajudou na conscientização dos pedestres

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