James K. Kamsickas

James K. Kamsickas é presidente, CEO e membro do Conselho da Dana Incorporated desde agosto de 2015, depois de ter desempenhado funções semelhantes na Internacional Automotive Components (IAC) por oito anos.

Kamsickas tem mais de 25 anos de experiência no setor empresarial e automotivo global. Sob sua liderança, a IAC expandiu-se no mundo, criando novas unidades de manufatura e/ou centros técnicos na África do Sul, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Japão, Malásia, México, Romênia e Tailândia. Desde as aquisições originais fundadoras, a Divisão de Sistemas Interiores da Lear Corporation e a Collins & Aikman, e depois de outras 15 aquisições estratégicas em regiões-chave em todo o mundo, a IAC cresceu para US$ 5,9 bilhões de faturamento em 2014, com mais de 32.000 funcionários, e mais de 100 unidades globais.

Além de encabeçar a Divisão de Sistemas Interiores da Lear Corporation, Kamsickas desempenhou uma série de papeis de liderança dentro daquela organização, incluindo os de vice-presidente das divisões de clientes General Motors, Ford e Chrysler e vice-presidente de operações das divisões de Assentos, Elétrica e Interiores da Lear. Também ocupou diversas posições-chave no desenvolvimento das operações europeias da Lear, com atribuições internacionais na Alemanha, Suécia e Áustria.

Natural de Saginaw, Michigan, nos EUA, Kamsickas é formado em administração de empresas pela Central Michigan University e mestre em administração de empresas pela Michigan State University.

Participou como membro eletivo dos conselhos e paineis de fornecedores para Fiat Chrysler Automobiles NV, Ford Motor Co., e General Motors Corp. Além disso, representou os interesses do setor de fornecedores da indústria automotiva em audiências do congresso e senado americanos em Washington D.C. Em 2012, foi reconhecido pela revista dBusiness e Junior Achievement como “Defensor da Nova Economia”. Atua como membro honorário da diretoria do Big Family of Michigan, organização de caridade dedicada a ajudar crianças e adolescentes abrigados em casas de acolhimento e adoção.