Rota 2030, novo regime automotivo, sai nos próximos dias, diz ministro

Auto Esporte

 

O Rota 2030, novo regime automotivo, deverá ser anunciado “nos próximos dias”, disse o ministro interino da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, na última terça-feira (20).

 

Ele participou de um evento sobre a ampliação da fábrica da General Motors em São Caetano do Sul (SP).

 

O Brasil está sem política para o setor automotivo desde o fim do ano passado, quando terminou o Inovar Auto. Trata-se do conjunto de regras que montadoras e importadoras deverão seguir, englobando metas de eficiência de consumo de combustível, incentivo à pesquisa, segurança, entre outros itens.

 

O impasse

 

O atraso no Rota 2030 se deve, principalmente, à falta de consenso entre o MDIC e o Ministério da Fazenda sobre o aumento ou redução de impostos e a forma de fazer a renúncia fiscal, que deve ficar em torno de R$ 1,5 bilhão ao ano, mesmo montante do regime anterior.

 

Lima disse que ainda não houve consenso. As discussões em torno do assunto já duram 9 meses.

 

No Inovar Auto, as marcas podiam, por exemplo, conseguir benefícios ao superar a meta de eficiência energética dos carros ou pelo fato de passarem a produzir no Brasil. Por outro lado, quem não tinha fábrica no país ficou penalizado.

 

O ministro interino confirmou que o novo regime dará “condições de igualdade” às marcas que tenham ou não produção local, corrigindo a falha no Inovar-Auto que levou o Brasil a ser condenado na Organização Mundial do Comércio (OMC), no ano passado. (Auto Esporte/Rafael Miotto)