Peugeot 4008 Coupé, um 3008 mais individual para 2020

Notícias Automotivas

 

A Peugeot prepara um novo SUV de porte médio para 2020. A marca francesa quer ampliar a participação nesse segmento, que é o mais crescente no mercado automotivo europeu e mundial. Seguindo as tendências dessa categoria, o fabricante pensa em um crossover cupê derivado do atual 3008 e que servirá como um intermediário entre este e o 5008, sua variante de sete lugares que chega ao Brasil ainda nesse semestre.

 

A proposta é utilizar o produto atual em uma nova roupagem e proposta, algo mais individual e descolado. Comenta-se na Europa que o nome será 4008, uma referência ao anterior SUV de origem japonesa, que no caso é o Mitsubishi ASX. Assim, pensando em como seria essa proposta, o designer Kleber Silva fez uma projeção do futuro Peugeot 4008 Coupé.

 

Embora já tenha um perfil bem esportivo, o Peugeot 3008 tem um foco mais familiar e por conta disso, o Peugeot 4008 Coupé tem um teto mais curto na traseira, que na projeção tem essa parte mais suave. O modelo real pode vir até com o teto mais baixo na traseira, reforçando sua proposta, mas não pode exagerar para perder muito em altura interna. Mas, a traseira da projeção ficou mais saliente e com novas lanternas, bem proeminentes. Embora não dê para ver, elas poderiam ostentar os LEDs alusivos às garras do leão de forma mais agressiva que nos 3008 e 5008.

 

Na frente, o Peugeot 4008 Coupé aparece com um para-choque redesenhado, ostentando um protetor central mais horizontal e sem muitos detalhes, bem como uma grade maior e retangular, dotada de molduras laterais que criam entradas adicionais nas extremidades, onde ficam os faróis de neblina. O conjunto dá uma outra cara para o crossover cupê, que ainda assim manteria seu parentesco com os demais modelos do segmento.

 

Se assim como 3008 e 5008, o Peugeot 4008 Coupé compartilhar mais detalhes, então podemos imagina-lo internamente com o i-Cockpit 2.0 e quem sabe tecidos diferenciados no painel, trazendo um ambiente mais esportivo ao produto, assim como a própria alavanca de acionamento elétrico, que poderia ter um formato mais exclusivo. Com porta-malas menor, o crossover cupê deverá ser até um pouco maior que o 3008, por causa da traseira mais saliente, que visa sustentar a vigia mais inclinada. O aumento não deve ser muito grande por causa do entre-eixos de 2,67 m.

 

Na mecânica, o Peugeot 4008 Coupé deve ser apoiar mais no motor 1.6 THP com 165 cv ou 200 cv, mas ambos com câmbio automático de oito marchas, além de Start&Stop. As versões diesel devem ser limitadas ao BlueHDi 2.0 na mesma faixa de potência. Como a proposta é ser mais nicho, então no máximo um Puretech 1.2 Turbo de 130 cv poderia ser admitido. No caso de um híbrido, o modelo poderia usar o THP junto com um motor elétrico traseiro e entregar uma performance de esportivo com algo entre 250 cv e 300 cv. Bom, é esperar para ver. (Notícias Automotivas)