Programa Renault Experience, do Instituto Renault, é vencedor do 11º Prêmio Ozires Silva

O Brasil Sobre Rodas

 

O programa Renault Experience tem como objetivo estimular a inovação e o empreendedorismo de estudantes de todo o país por meio do modelo de startups, para desenvolver e lançar projetos dentro do tema “Mobilidade”. Os projetos selecionados para etapa final são acelerados durante três semanas em Curitiba para se tornarem startups.

 

Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca, à direita, recebeu a premiação.

 

Após a mudança de formato, o Renault Experience teve inscrição de 440 equipes – contra 239 da edição anterior. Ao todo, mais de 1.500 estudantes de 12 Estados e 83 instituições de ensino participaram do programa.

 

Ao final, as startups aceleradas foram ParkCare, plataforma que conecta donos de vagas de carros, motos e bicicletas e usuários que precisam estacionar seus veículos; Smart Security, que envia notificações de batidas e arrombamentos de carros para o smartphone do motorista; e OnChange, plataforma que reúne soluções de localização do veículo, mecânico virtual e serviços de manutenção confiáveis e baratos.

 

“O Instituto Renault promoveu uma reformulação completa na edição 2016/2017 do Renault Experience, adotando o modelo de startups. Na primeira edição dentro desse formato, conseguimos um recorde de inscrições, o que mostra que estamos no caminho correto no sentido de mobilizar os jovens de todo o país a empreender e a buscar soluções para a mobilidade do futuro”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.

 

Sobre o Renault Experience

 

O programa Renault Experience nasceu em 2008 e foi reformulado em 2016, adotando o atual modelo de startups. Com duração total de um ano, contém três fases, sendo as duas primeiras realizadas em ambiente totalmente on-line. Durante todo o processo, os participantes recebem a mentoria de profissionais da Renault e do mercado, além de professores da PUC-PR. Saiba mais sobre as etapas:

 

Ideathon: Trata-se de uma trilha de conhecimento voltada ao empreendedorismo e à geração de ideias. Nesta etapa, os participantes recebem auxílio para exercitar, prototipar e validar as ideias para tornarem-se um negócio. Ao final do Ideathon, um projeto deve ser entregue. Ele será o objeto de avaliação para a próxima fase.

 

Business Lab: Nessa fase, os selecionados recebem novos conteúdos para transformar sua ideia em um negócio viável, com conteúdo disponível para modelagem do projeto e mentorias especializadas para auxiliar a desenvolver o produto/serviço. As 30 startups da fase Business Lab passam a integrar uma Comunidade Renault de Startups, com benefícios e vantagens para o desenvolvimento do projeto.

 

Aceleradora Renault: Fase presencial, realizada na Aceleradora Renault, sediada na Hotmilk, uma das maiores aceleradoras de Startups do Paraná, parceira do Instituto Renault no programa. O local é dedicado e preparado para alavancar o projeto e a criatividade das três equipes finalistas. O produto/serviço é apresentado à direção da Renault do Brasil, além de renomados executivos e especialistas. Mais informações em www.renaultexperience.com.br.

 

Prêmio Ozires Silva

 

Realizado anualmente por iniciativa do ISAE – Escola de Negócios, o Prêmio Ozires Silva homenageia um dos grandes empreendedores da história brasileira e é considerado uma das grandes celebrações do empreendedorismo sustentável, reunindo os melhores projetos de todo o país que contribuam para o desenvolvimento da sociedade.

 

O Prêmio Ozires Silva adota sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, metas assumidas por todos os países membros da Organização das Nações Unidas após 2015. O programa Renault Experience se encaixa em três deles: Educação de Qualidade, Trabalho Digno e Crescimento Econômico; Cidades e Comunidades Sustentáveis.

 

Ozires Silva, que dá nome ao prêmio, é formado em engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e traz um longo histórico de contribuição para o desenvolvimento do país, principalmente para o avanço da indústria aeronáutica brasileira. Foi um dos fundadores da Embraer, presidente da Petrobras e, posteriormente, ministro da Infraestrutura. Já publicou cinco livros e recebeu diversas condecorações internacionais.

 

Instituto Renault

 

Criado há seis anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável com destaque para o programa “O Trânsito e Eu”; e Inclusão, por meio do qual são desenvolvidas ações voltadas ao Desenvolvimento Social, à Educação e à Diversidade. Cerca de 600 mil pessoas já foram impactadas pelas ações do Instituto Renault. (O Brasil Sobre Rodas)