Caminhões elétricos da Volvo ganharão as ruas em 2019

Futuretransport

 

Sem especificar modelos, a Volvo informa que as primeiras unidades já estarão disponíveis ainda em 2018 e serão operadas por alguns clientes selecionados por ela.

 

“A eletromobilidade está totalmente em linha com o compromisso a longo prazo da Volvo Truck para desenvolvimento urbano sustentável e zero emissões”, diz Claes Nilsson, presidente Volvo Trucks.

 

A montadora aposta ainda que as futuras entregas urbanas serão realizadas à noite, por alguns caminhões elétricos, em vez de várias vans.

 

“Ao usar os caminhões elétricos e mais silenciosos para distribuição em áreas urbanas, nós enfrentamos vários desafios simultaneamente. Sem emissões de ruído e de escape, as entregas podem ocorrer fora do período comercial, como, por exemplo, no final da noite ou à noite. Isso reduziria o tráfego nas ruas nas horas de pico, permitindo que a malha viária e os veículos possam ser utilizados de maneira muito mais eficaz do que hoje”. Conclui o executivo.

 

Segundo a montadora, os caminhões elétricos abrem novas formas e possibilidades para se gerenciar a logística. Mais tarefas de transporte podem ser realizadas à noite e menos caminhões precisam competir no espaço viário durante os horário de pico.

 

A Volvo se baseia em projeto recente, publicado pelo KTH Royal Institute of Technology em maio de 2017, que estudou a distribuição de carga noturna no centro de Estocolmo, na Suécia. Ao utilizar horários alternativos para as entregas, as operações foram reduzidas a um terço do tempo que se levaria no período comercial.

 

“Nossa tecnologia e know-how dentro da eletromobilidade são baseados em soluções comerciais comprovadas que já estão sendo usadas nos ônibus elétricos da Volvo e as soluções que foram introduzidas nos caminhões híbridos da Volvo até 2010. Os próprios veículos são apenas uma parte do que é necessário para a eletrificação em escala ter sucesso”, diz Jonas Odermalm, chefe de estratégia de produtos da Volvo Trucks.

 

Permitir o transporte sustentável a longo prazo é uma questão complexa que exige uma ampla gama de medidas.

 

“Estamos trabalhando em estreita colaboração com clientes, cidades, fornecedores de infraestrutura de cobrança e outras partes interessadas principais para criar a estrutura necessária para caminhões elétricos”, conclui Odermalm. (Futuretransport)