Tecnologia Nissan e-POWER recebe prêmio ambiental

O Brasil Sobre Rodas

 

A tecnologia de propulsão elétrica Nissan e-POWER, que contribuiu para fazer do modelo Nissan Note o carro compacto campeão de vendas do Japão no ano passado, recebeu uma honraria de prestígio por sua contribuição na redução das emissões de CO2 no Japão.

 

O Centro de Conservação de Energia do Japão (ECCJ), organização amparada pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, premiou o sistema e-POWER com o “Chairman’s Prize”, que faz parte do Grande Prêmio de Conservação de Energia, reconhecimento referente ao ano-fiscal de 2017.

 

A Nissan lançou a tecnologia e-POWER no Nissan Note no Japão em novembro de 2016. A empresa está trabalhando para lançar mais modelos equipados com a tecnologia e-POWER de propulsão elétrica em todo o mundo. A estratégia faz parte da visão de “Mobilidade Inteligente” da Nissan, que tem o objetivo de mudar a forma como os veículos são propulsionados, conduzidos e integrados à sociedade. No Japão, a Nissan vai lançar uma versão da famosa minivan Nissan Serena equipada com a tecnologia e-POWER no segundo trimestre deste ano.

 

O Nissan Note e-POWER é propulsionado por um motor elétrico, que por sua vez é movido por um motor a gasolina. O sistema de transmissão 100% elétrica tem como principais benefícios uma aceleração potente, funcionamento silencioso e excepcional eficiência energética.

 

Neste sistema, o motor a gasolina tem apenas a função de gerar potência elétrica. Como este motor sempre funciona em condições ideais, o Note e-POWER apresenta uma eficiência energética 30% maior que carros equipados com motores convencionais a gasolina, com a mesma potência*. Fazendo 34 km com um litro de gasolina**, o Note e-POWER tem uma performance energética 97% superior aos padrões japoneses de economia de combustível, definidos em 2015.

 

O modo de transmissão e-POWER do Note permite que o condutor acelere e desacelere utilizando apenas o pedal do acelerador. O sistema de freios regenerativos carrega a bateria, ajudando a melhorar a eficiência energética.

 

Com mais de 100 mil unidades vendidas em outubro de 2017, o Nissan Note e-POWER se popularizou entre os clientes japoneses. Incluindo a versão equipada com a tecnologia e-POWER, o Note foi o campeão de vendas no segmento de modelos compactos no Japão de 2017.

 

O ECCJ promove a conscientização a respeito da economia de energia, reconhecendo programas, produtos e modelos de negócios com características excepcionais de economia de energia. A cerimônia de premiação do Grande Prêmio de Conservação de Energia de 2017 será realizada em 14 de fevereiro, no Centro Internacional de Convenções Big Sight de Tóquio. (O Brasil Sobre Rodas)