Arrojado, conceito Nissan Xmotion sugere futuro dos SUVs

Jornal do Carro

 

Todo salão automotivo que se preza tem espaço para carros-conceito em que as montadoras se permitem ousar. Nesta edição do Salão de Detroit (EUA), um dos mais interessantes é o Xmotion Concept, protótipo de utilitário-esportivo mostrado pela Nissan.

 

O Xmotion tem um desenho arrojado e robusto, com inspiração no conceito esportivo IDx de alguns anos atrás, mas também com referências encontradas em modelos atuais da Nissan – como os faróis do tipo bumerangue e a grade dianteira que aparecem no Murano atualmente em produção.

 

A cabine tem desenho futurista e três fileiras de dois assentos. O console central – feito de cedro, um tipo de madeira tradicional no Japão – se prolonga por todo o comprimento da cabine, separando os assentos.

 

Sete telas

 

Enquanto os carros-conceito de outros fabricantes concentram os comandos em uma única grande tela sensível ao toque, a Nissan espalhou sete telas pelo carro. O painel tem três grandes no centro e duas pequenas nas laterais; há uma sexta no teto fazendo as vezes de retrovisor central e uma sétima no console central. Todas elas podem ser controladas por comandos de voz, gestos e até movimentos oculares.

 

A partida do motor é feita por meio de autenticação de impressão digital e, em seguida, um assistente virtual em forma de peixe surge na tela e acompanha o motorista ao longo de todo o seu trajeto. A condução é semiautônoma e a tração é integral. Nada mau, não? (Jornal do Carro)