Sudeste tem mais de 50% das vendas de veículos

Jornal do Carro

 

A maior parte das vendas de veículos no Brasil, em 2017, ficaram concentradas no Sudeste do País. A região foi responsável, no ano passado, por média de 53,4% dos emplacamentos de automóveis e comerciais leves feitos em território nacional.

 

O gráfica com a divisão das vendas de carros por região foi divulgado pela Fenabrave. Trata-se da federação que reúne associações de concessionárias do Brasil.

 

Quando considerados apenas os automóveis, a média do Sudeste é ainda maior. Aproxima-se dos 60%.

 

Já na divisão de vendas de comerciais leves, o percentual representado pelo Sudeste é menor. Fica mais próximo dos 40%.

 

As regiões Nordeste e Sul fizeram uma boa briga pelo segundo lugar. No entanto, mesmo tendo Estados bastante populosos, como Pernambuco e Bahia, o Nordeste perdeu essa batalha.

 

Do total de carros emplacados no ano passado, 15,2% foram na região. No Sul registrou emplacamentos de 17,6% dos carros comercializados no País.

 

As regiões Centro-Oeste e Norte são as menos representativas nas vendas de carros em território brasileiro.

 

No Centro-Oeste, foram emplacados 9,1% dos carros vendidos no Brasil em 2017. O Norte ficou com apenas 4,7%.

 

Comerciais leves

 

Considerando apenas os comerciais leves, a participação de quatro regiões cresce, enquanto a do Sudeste cai. A do Sul ultrapassa os 20%. A do Nordeste fica em torno de 17% das vendas de veículos.

 

Já o Centro-Oeste fica com cerca de 12% das vendas de comerciais leves e o Norte, com aproximadamente 8,5%.

 

Em praticamente todos os Estados do Brasil, o Chevrolet Onix é o carro mais vendido. O hatch compacto foi líder disparado de vendas no mercado brasileiro em 2017. (Jornal do Carro)