Acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia pode sair essa semana

Jornal do Carro

 

O Mercosul está próximo de fechar o acordo de livre comércio com a União Europeia. O texto final do acordo pode sair já na próxima quarta-feira (13), após o encontro ministerial da Organização Mundial do Comércio, que ocorre essa semana em Buenos Aires. As discussões sobre o acordo de livre comércio ocorrem paralelamente ao encontro da OMC.

 

Se o acordo não for fechado ainda durante as reuniões da OMC, deverá ser divulgado durante a cúpula de presidentes do Mercosul, no próximo dia 21 de dezembro.

 

As negociações sobre o acordo com a União Europeia se arrastam há quase 20 anos. Em 2017, Mercosul e UE se comprometeram a avançar e concluir o texto do acordo.

 

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, “o acordo é o primeiro grande lance de inserção do Mercosul na economia mundial”. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio prevê alta de 12,3% nas exportações para a Europa até 2030 com o acordo em vigor. As importações poderão crescer 16,9% no mesmo período.

 

Para o Mercosul, o interesse é mandar para a Europa mais produtos agropecuários, como carnes e grãos. Já os europeus poderão ter taxas de importação reduzidas para entrada de produtos industrializados, como eletrônicos e automóveis.

 

Na prática, carros importados da Europa poderão ter preços menores do que os atuais nos países do Mercosul. No entanto, os impactos do acordo deverão demorar para serem sentidos. Mesmo sendo fechado agora, o texto final só deve ficar pronto em dois anos, para somente após começar a ser cumprido. (Jornal do Carro)