Jaguar E-Pace aprovado com nota máxima nos testes da Euro NCAP

Diário da Manhã

 

O novo Jaguar E-Pace, recentemente apresentado no mercado brasileiro, alcançou uma classificação de cinco estrelas nos testes de segurança Euro NCAP, o que confirma o veículo como um dos mais seguros do mercado global. Com pré-vendas já iniciadas, as primeiras unidades do -E-Pace serão entregues aos compradores em abril de 2018.

 

Primeiro SUV compacto da marca britânica, o modelo mantém alto nível de segurança para todos os ocupantes, com pontuações de 86% nos testes de proteção para adultos, 87% para crianças e 77% no testes de proteção a pedestres.

 

O E-Pace obteve a nota máxima nos testes de barreira lateral e de deslocamento lateral e frontal para ocupantes infantis. Nos testes com foco nos pedestres, o modelo obteve um alto desempenho, especialmente para a proteção de pessoas em caso de colisão.

 

O E-Pace possui um conjunto abrangente de sistemas de segurança, que incluem frenagem de emergência com detecção de pedestres. A tecnologia avançada é capaz de detectar um risco de colisão com carros ou pedestres e acionar automaticamente os freios.

 

“A segurança é um dos nossos mais importantes princípios para os clientes e por isso estamos muito satisfeitos com o reconhecimento que o Jaguar E-Pace recebeu do Euro NCAP. Combinado com design excepcional e dinâmica de condução, o E-Pace é sobretudo um Jaguar moderno”, afirmou Nick Rogers, Diretor de Engenharia da Jaguar Land Rover.

 

Dotado de uma série de sistemas se segurança ativos, além de agir diretamente de forma a evitar algum acidente, o E-Pace também oferece extrema segurança ao passageiro em caso de colisão.

 

Sistemas

 

Os sistemas avançados de assistência ao condutor disponíveis no modelo incluem:

 

– Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre: fornece um aviso sonoro de perigo de colisão dianteira e, se o motorista não agir, aplica os freios para ajudar a reduzir a gravidade de uma colisão ou evitá-la

 

– Faróis de LED Matrix-Laser: o Assitente Inteligente de Farol Alto (IHBA) e a Iluminação Frontal Adaptativa (AFL) podem ser utilizados para dividir o feixe principal de luz em tiras verticais imperceptíveis, que maximizam a iluminação em torno do tráfego que se aproxima, enquanto lança uma sombra à frente de veículos próximos para evitar o ofuscamento

 

– Assistente de Faixa de Rodagem detecta uma saída da pista involuntária e aplica uma contra-direção corretiva para manter a posição na faixa

 

– Monitor de Fadiga do Motorista: detecta a fadiga do motorista através do monitoramento de direção, freio e acelerador, fornecendo alertas quando o cansaço é detectado

 

– Controle de Cruzeiro Adaptativo com Assistente de Fila: reduz automaticamente a velocidade se o veículo à frente também reduzir. Uma vez que a estrada à frente estiver livre, ele retoma a velocidade predefinida

 

– Airbag de Pedestre: aciona um airbag exterior em caso de colisão, para proteger os pedestres e os ciclistas do contato com o capô e o para-brisas

 

– Monitoramento de Tráfego Reverso: avisa o motorista de veículos, pedestres ou outros perigos que se aproximam de cada lado do veículo, através de alertas de áudio e visuais

 

– Assistente de Ponto Cego: alerta o motorista sobre os veículos que estão – ou que se aproximam rapidamente – do ponto cego com uma luz de advertência piscando e guiará o carro com segurança, se o veículo começar a mudar de faixa.

 

O Jaguar E-PACE já pode ser reservado nas concessionárias Jaguar Land Rover de todo o Brasil.  O está em pré-vendas e estará disponível no mercado brasileiro a partir do mês de Abril de 2018 em quatro diferentes versões.

 

Os preços de venda do modelo no mercado brasileiro, de acordo com cada versão, são de R$ 222.300 para o E-Pace; R$ 246.750 E-Pace R-Dynamic S; R$ 275.900 para E-Pace First Edition e de R$ 278.080  para o E-Pace R-Dynamic SE. As três primeiras versões são equipadas com motor Ingenium de249 cv e a R-Dynamic com motorização de 300 cv. Ambos 2.0 a gasolina. (Diário da Manhã/Norton Luiz)