Volkswagen apresenta micro-ônibus eléctrico para serviço de transporte compartilhado

Jornal do Carro

 

A startup de mobilidade MOIA, pertencente ao Grupo Volkswagen, apresentou o micro-ônibus eléctrico para o seu novo serviço de transporte compartilhado. A novidade funcionará por meio de um aplicativo para smartphones, assim como o Uber, e está programada para ser lançada no final de 2018, em Hamburgo, na Alemanha.

 

O app mostrará os veículos disponíveis e o custo de cada viagem antes de o usuário efetuar a reserva. O sistema irá agrupar os passageiros com destinos similares por meio de um algoritmo especial. Com o novo negócio, a empresa tem o objetivo de substituir 1 milhão de carros em cidades europeias e americanas até 2025. A primeira frota de veículos em Hamburgo começará com 200 carros, chegando a mil nos anos seguintes.

 

Apresentado em Berlim durante o evento TechCrunch, para novas startups, o micro-ônibus eléctrico possui seis assentos individuais, com entrada para USB, além de wifi e espaço suficiente para acomodar os passageiros. Ao lado do motorista, os usuários podem armazenar suas bagagens durante a viagem. As portas são automatizadas para facilitar a entrada e a saída dos viajantes.

 

Apesar de não ter revelado muitos detalhes técnicos, a MOIA divulgou que o veículo tem 300 km de autonomia e capacidade de recarregar até 80% de sua bateria em 30 minutos. O diretor de operações da MOIA, Robert Henrich, afirmou que o automóvel foi testado por diversos usuários, que deram contribuições importantes durante o processo de desenvolvimento. Segundo ele, a empresa também já está trabalhando para em futuras versões do veículo. (Jornal do Carro)