DAF participa de teste de platooning de caminhões no Reino Unido

Frota & Cia

 

A DAF Trucks anunciou que vai participar de um teste de dois anos de platooning de caminhões, liderado pelo Laboratório de Pesquisas de Transporte (TRL) do Reino Unido. Os primeiros caminhões da montadora devem seguir para os testes nos próximos meses.

 

A marca foi selecionada pelo Departamento de Transportes do Reino Unido e a Highways England. O membro do Conselho de Administração da DAF e responsável pelo desenvolvimento de produtos, Ron Borsboom, destaca que os testes enriquecerão o entendimento e conhecimento dos benefícios que o platooning poderá propiciar.

 

“Ao mesmo tempo poderemos dar suporte ao Departamento de Transportes, gerando provas de como o método poderá melhorar a eficiência do transporte. Mas quero deixar claro: ninguém duvida que ainda há muito desenvolvimento técnico pela frente, antes de conseguirmos introduzir o platooning no mercado”, afirma.

 

O sistema permite que os caminhões sejam dirigidos em formação fechada, levando a um menor consumo de combustível, redução nas emissões de CO2 e melhora no fluxo de tráfego. No platooning, quando o veículo líder freia, os que o seguem frearão automaticamente sem nenhum tempo de reação perceptível. Outro benefício é a melhora do fluxo de trânsito para outros usuários da rodovia, porque caminhões interligados pelo sistema não ultrapassam um ao outro.

 

Apesar da eficácia do sistema, Borsboom afirma que o platooning não substitui o condutor. “Em estradas secundárias ou em áreas urbanas, o condutor precisa estar no controle do veículo. O método é uma solução eficiente para operações de longo trajeto, em estradas principais e rodovias, mas mesmo nesse caso, os condutores serão especialmente treinados para assumirem o controle, caso necessário, e fazer outras atividades relacionadas ao trabalho”, conclui. (Frota & Cia)