Ford demite 364 por telegrama em São Bernardo do Campo

Jornal Agora

 

A Ford demitiu ontem 364 metalúrgicos da fábrica de São Bernardo do Campo (ABC). Eles estavam em lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho) e voltariam ao trabalho hoje.

 

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, os funcionários receberam telegramas informando o encerramento da suspensão temporário do contrato e a rescisão a partir desta sexta-feira.

 

Uma assembleia marcada para às 6 h de hoje, no pátio da fábrica, deve definir como o sindicato vai se posicionar sobre a decisão da indústria.

 

Ontem, o sindicato informou que não aceita as demissões sem negociação e que a decisão descumpre os termos de um acordo fechado no ano passado.

 

Na ocasião, a Ford alegava existir um excedente de 1.100 trabalhadores. No acordo, a montadora se comprometia a administrar essa “sobra” com a abertura de PDVs (Programas de Demissão Voluntária), com a extensão do PPE (que reduz salário e jornada) e com afastamento por lay-off.

 

A planta de São Bernardo do Campo tem 3.900 funcionários. Neste ano, a unidade chegou a ter férias coletivas.

 

Procurada, a Ford confirmou as demissões e disse que, nos dois últimos anos, adotou medidas para administrar o excedente após redução da produção na unidade. (Jornal Agora)