Volvo compartilhará tecnologia de motores com a controladora Geely

Reuters

 

A sueca Volvo Cars, uma unidade do Zhejiang Geely Holding Group, concordou em disponibilizar alguns motores para os veículos da marca Geely, disseram fontes, aprofundando os laços entre os fabricantes de automóveis que já compartilham tecnologia através da marca Lynk & Co.

 

Três pessoas próximas à Geely e à Volvo disseram que o primeiro modelo Geely com motor Volvo deve chegar ao mercado já no final do ano que vem, como um carro modelo 2019.

 

O carro será equipado com um novo motor turbo a gasolina de 1,5 litro que a Volvo vem desenvolvendo para carros menores, disseram as fontes.

 

Espera-se que a Volvo compartilhe um motor turbo de 2 litros em uma data posterior e que também permita que os carros da Geely usem uma plataforma de veículo comum, que as duas montadoras desenvolveram em conjunto para a Volvo e a Lynk & Co.

 

“Os termos da joint venture recentemente anunciada entre a Volvo e o Geely Group significam que as tecnologias existentes e futuras podem ser compartilhadas pela Volvo, Geely e Lynk & Co, sob contratos de licença”, disse um porta-voz da Volvo.

 

Como parte do aprofundamento do acordo de compartilhamento de tecnologias, a Geely divulgou nesta sexta-feira que completou a formação de uma joint venture com a Volvo, chamada GV Automobile Technology, para “cooperar em tecnologias automotivas, compras e desenvolvimento futuro” da Lynk & Co, disse a Geely em um comunicado à imprensa.

 

Os analistas questionaram a capacidade da Geely de absorver o melhor da Volvo quando adquiriu a montadora da Ford Motor Co quase sete anos atrás. No entanto, a Geely vem trabalhando progressivamente para melhorar sua tecnologia com o know-how da Volvo. (Reuters/Norihiko Shirouzu)