CEO da marca VW diz que Tesla tem habilidade que falta na Volkswagen

Reuters

 

A Volkswagen, maior montadora do mundo em vendas, tem usado a startup Tesla para se inspirar em como impulsionar seu negócio principal, disse o presidente-executivo da marca VW, Herbert Diess, em publicação no site da empresa.

 

Questionado sobre quem são os principais concorrentes da companhia, Diess disse à uma publicação interna: “No mundo antigo é a Toyota, Hyundai e as montadoras francesas. No novo mundo é a Tesla”.

 

A Tesla, liderada por Elon Musk, tem impactado a indústria automotiva com sua ambição de construir um mercado de massa para carros elétricos, se colocando como uma ameaça competitiva para montadora estabelecidas, que dependem da fabricação de carros com motores de combustão.

 

Diess disse que a marca Volkswagen, que vendeu 5.987.922 carros no ano passado, esta procurando recuperar o atraso em relação a Tesla, que vendeu 83.922 carros em 2016.

 

Cerca de metade dos engenheiros da Tesla são especialistas em software, enquanto na marca principal da VW a proporção é muito menor, disse o executivo. A Tesla tem bons motores elétricos, uma rede de carregamento rápido, tecnologia de condução autônoma, conectividade com a internet e uma nova abordagem para a distribuição do veículo.

 

“Isso mostra que precisamos melhorar significativamente. Podemos fazer isso. Nosso objetivo: usar nossas habilidades não apenas para recuperar o atraso, mas até mesmo para utrapassá-la”, disse Diess, que dirige um Golf elétrico da VW. (Reuters/Edward Taylor)