Posto de emissão do Cartão de Estacionamento do Idoso da CET é reaberto em shopping da zona Sul

Diário do Transporte

 

O DSV e a CET reabriram neta quarta-feira, 12 de julho, o posto de atendimento móvel instalado no Shopping Ibirapuera, Zona Sul da cidade de São Paulo, para solicitação, emissão e renovação do Cartão de Estacionamento.

 

O horário de funcionamento é das  12h às 18h. No local também é possível realizar o pedido do Cartão de Estacionamento para Pessoa com Deficiência (Cartão DeFis) e solicitar o pedido de isenção de rodízio para esse grupo.

 

O posto já realizou 866 atendimentos durante quarta-feira da semana passada, dia 5, e o último domingo.

 

Do total de atendimentos, aproximadamente 70% foram solicitações de cartões de estacionamento para idoso. O tempo para realizar a solicitação foi de aproximadamente 20 minutos durante a semana passada.

 

Segundo a secretaria municipal de mobilidade e transportes, o posto tem como objetivo assegurar aos idosos e às pessoas com deficiência maior facilidade para solicitar o Cartão de Estacionamento para suas categorias sem a necessidade de deslocar-se por grandes distâncias.

 

A unidade móvel também vai funcionar entre os dias 18 e 21 de julho, e entre 25 e 28 de julho no Shopping Interlagos (Av. Interlagos, 2.255, Interlagos), também das 12h às 18h.

 

Os dois pontos escolhidos foram shoppings que ficam na zona sul – duas semanas em cada shopping – para facilitar o atendimento da população na maior região em extensão territorial da cidade de São Paulo. Quem foi ao posto móvel não vai mais precisar deslocar-se até a sede do DSV, em Pinheiros, zona oeste, para entregar a documentação exigida.

 

Desde 30/6, a Prefeitura Regional do Aricanduva (localizada na Atucuri, 699, Vila Carrão) também passou a emitir os cartões especiais. As solicitações podem ser feitas das 8h às 17h.

 

Exposição

 

Quem for aos postos móveis nos shoppings Ibirapuera e Interlagos, durante esse período, também poderá conferir uma exposição que conta a trajetória da CET ao longo dos seus 40 anos de existência. A mostra conta com painéis, fotos e registros históricos da atuação da Companhia de Engenharia de Tráfego no trânsito da capital paulista desde o ano de 1976.

 

Zona Leste

 

Desde 30/6, a Prefeitura Regional do Aricanduva (localizada na Atucuri, 699, Vila Carrão) também passou a emitir os cartões especiais. As solicitações podem ser feitas das 8h às 17h.

 

Confira abaixo todas as informações sobre o Cartão do Idoso e o Cartão Defis.

 

Cartão de Estacionamento para Idoso

 

O que é

É uma autorização especial para o estacionamento de veículos, conduzidos por idosos, ou que os transportem, em vagas especiais devidamente sinalizadas. Nas vagas especiais em área de estacionamento rotativo de Zona Azul, além do Cartão Idoso, o usuário deverá utilizar também o Cartão Azul Digital (CAD).

 

Quem tem direito

Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, condutoras ou passageiras de veículos automotores e residentes no Município de São Paulo.

 

Como solicitar o benefício

– Fazer seu cadastro no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE ), no portal da SMT (http://www3.prefeitura.sp.gov.br/ST1656_Internet/PaginasPublicas/Home.aspx)

 

– Solicitar Novo Requerimento de Idoso – somente um requerimento por requerente (Idoso) será possível ser cadastrado

 

– Imprimir o requerimento e levar aos postos do DSV. Também é preciso apresentar RG original e válido, CPF original e comprovante de residência em nome do requerente (são aceitos como contas de luz, de água, de telefone e de gás, as correspondências de bancos, de cartões de crédito, de planos de saúde, de condomínio, e de multas de trânsito).

 

Cartão DeFis

 

O que é

Documento que autoriza pessoas com deficiência a estacionar veículos em via pública e na área de Zona Azul e em vagas especiais demarcadas.

 

Quem tem direito

Pessoas que residem no município de São Paulo e que tenham deficiência física nos membros inferiores; decorrente de incapacidade mental; mobilidade reduzida temporária, com alto grau de comprometimento ambulatório (mediante solicitação médica); ou deficiência visual

 

Como solicitar o benefício

– Preencher o requerimento encontrado no link http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/cartao_defis_1473427713.pdf

 

– Obter o formulário de atestado médico  encontrado no seguinte link:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/Atestado_Medico_1279722161.pdf

 

– Imprimir a documentação e levar aos postos do DSV. Também é preciso apresentar RG original e válido, CPF original e comprovante de residência em nome do requerente (são aceitos como contas de luz, de água, de telefone e de gás, as correspondências de bancos, de cartões de crédito, de planos de saúde, de condomínio, e de multas de trânsito). (Diário do Transporte)