Venda direta é responsável pelo bom avanço de Sandero e Mobi no ranking geral no mês passado

O Estado de S. Paulo

 

O sucesso de vendas de Sandero e Mobi no mês de junho surpreendeu. Renault foi o terceiro modelo mais emplacado do Brasil e o Fiat, o sexto. A razão do bom desempenho, no entanto, não é uma repentina empatia do público com esses carros, nem promoções oferecidas por suas fabricantes. Sandero e Mobi tiveram os licenciamentos impulsionados pelas vendas diretas, feita sem intermediação por montadoras a empresas (como locadoras), taxistas e portadores de necessidades especiais, entre outros.

 

No mês passado, essa modalidade de negócio representou 60,3% do total de emplacamentos do Mobi. No caso do Sandero, o porcentual é ainda maior: 65,7% das vendas em junho foram feitas no atacado.

 

No ranking que considera as vendas apenas no varejo, o Sandero é o décimo colocado, enquanto o Mobi está na 12ª posição.

 

Outros modelos que foram melhor no atacado que no varejo em junho foram EcoSport e Duster. O Ford teve 57,2% dos emplacamentos conquistados por meio de vendas diretas. No atacado, aliás, o modelo foi o utilitário-esportivo mais vendido em junho – no ranking geral, ficou com a quarta colocação no segmento.

 

No caso do Renault, 69,4% das vendas em junho foram diretas. Por outro lado, o HR-V é um dos carros com menor porcentual de entregas por meio do atacado. Essa modalidade representou apenas 11,4% dos emplacamentos do Honda em junho. No ranking do varejo, o utilitário foi o quinto carro mais licenciado do País – no geral, sua posição cai para 11ª. (O Estado de S. Paulo/Rafaela Borges)