Novo Audi A8 é revelado e chega no final do ano na Alemanha

Revista Torque

 

O novo Audi A8 faz sua estreia mundial durante a Audi Summit em Barcelona. Na sua quarta geração, o luxuoso modelo traz uma nova linguagem de design, um conceito operacional interativo e uma tração integral elétrica. O Audi A8 também é o primeiro automóvel com condução autônoma nível 3, que será produzido em série. A partir de 2018, a Audi incluirá gradualmente na produção funções de condução pilotada como assistente de estacionamento (“parking pilot”), assistente de garagem (“garage pilot”) e assistente de trânsito (“traffic jam pilot”).

 

A parte frontal com a grade ampla e vertical de quadro único, e a carroceria fluida e o destaque do novo sedã de luxo da marca alemã. O novo A8 cumpre a promessa feita pelo estudo de concepção inicial da Audi. Ele possui uma presença marcante – seja na versão standard de 5,17 metros ou na versão A8 L, que possui uma distância entre os eixos 13 centímetros maior.

 

As proporções bem equilibradas enfatizam todas as quatro rodas em igual medida. As formas musculosas acima dos arcos das rodas dão expressão visual à tração quattro. Visto lateralmente, a parte frontal levantada combinada com a parte traseira suavemente inclinada, cria um belo visual. O modelo emblemático anuncia sua identidade tanto de dia quanto de noite, fazendo uso dos marcantes faróis dianteiros HD Matrix LED e da iluminação a laser da Audi, e a faixa de luz LED combinada com as luzes traseiras com tecnologia OLED. Tudo isso produz efeitos luminosos únicos conforme o motorista se aproxima e se afasta do carro.

 

Comparado ao modelo anterior, o carro ganhou comprimento em ambas as versões de carroceria. Também traz uma abrangente variedade de equipamentos e materiais, com detalhes personalizados – das perfurações nos estofamentos dos assentos às persianas abertas e fechadas eletricamente nas saídas de ar.

 

O toque de maior classe do novo modelo está na parte traseira direita – o assento para relaxamento opcional no A8 L vem com quatro opções de ajuste diferentes e um apoio para os pés. Nesse assento, o passageiro poderá se aquecer e massagear as solas dos pés. Os novos e confortáveis apoios de cabeça completam a experiência. Os passageiros do banco de trás também poderão controlar uma ampla variedade de funções, como iluminação ambiente, as novas luzes de leitura HD Matrix e massagem no assento, além de fazer telefonemas por meio de uma unidade operacional separada. O controle remoto do assento traseiro, com sua tela OLED do tamanho de um smartphone, é removível  e fica localizado no apoio de braço central.

 

O interior adota um design minimalista; a arquitetura interna é clara e com uma orientação ligeiramente horizontal. A Audi traz seus altos padrões de qualidade para a era digital com um conceito operacional radicalmente novo. O painel de instrumentos agora está praticamente livre de botões e chaves de ajuste. Na sua área central há uma tela sensível ao toque de 10.1 polegadas que, quando desligada, funde-se quase invisivelmente ao entorno negro de alto brilho, graças ao seu visual escuro.

 

O A8 também poderá se envolver com conversas inteligentes. O motorista poderá acionar uma ampla gama de funções no automóvel usando uma forma nova e natural de controle de voz. Informações sobre destinos e mídias estão disponíveis a bordo ou pela internet à velocidade LTE. A ampla gama de dispositivos de conexão também inclui reconhecimento de faróis de trânsito e informações sobre riscos – inovadores serviços “car-to-X” que fazem uso da inteligência combinada (swarm intelligence) da frota da Audi.

 

A navegação amplamente otimizada é mais um recurso novo: ela aprende sozinha, com base na rota recentemente percorrida. Isso oferece ao motorista sugestões de busca inteligentes. O mapa também incorpora modelos 3D altamente detalhados das principais cidades europeias.

 

O novo A8 será o primeiro carro com condução autônoma nível 3 a ser produzido em série. O assistente de trânsito Audi AI assume controle da condução quando o trânsito está lento, até 60 km/h, em rodovias onde uma barreira física separa as duas faixas da pista. O sistema é ativado usando o botão AI no console central.

 

O assistente de trânsito administra a partida, aceleração, direção e frenagem. O motorista não precisa mais monitorar o carro permanentemente. Ele poderá retirar suas mãos do volante e, dependendo das leis nacionais, focar em uma atividade diferente oferecida pelo automóvel, como assistir TV. Assim que o sistema alcançar seus limites, ele convocará o motorista para retomar o controle da tarefa de condução.

 

Por uma perspectiva técnica, o assistente de trânsito é revolucionário. Durante a condução pilotada, um controlador central de assistência ao motorista (zFAS) agora processará permanentemente uma imagem das imediações combinando os dados dos sensores. Assim como os sensores de radar, uma câmera frontal e sensores ultrassônicos, a Audi também é a primeira fabricante de automóveis a usar um scanner a laser. A introdução do assistente de trânsito Audi AI significa que o quadro normativo precisará ser esclarecido em cada mercado individual, juntamente com uma definição específica de cada país para a aplicação e teste do sistema. Os altos padrões de qualidade da marca são igualmente aplicáveis no âmbito da condução altamente automatizada. Além disso, uma ampla variedade de procedimentos de homologação e seus correspondentes cronogramas precisarão ser observados no mundo todo. Portanto, a Audi adotará uma abordagem passo a passo para introduzir o assistente de trânsito nos modelos em produção.

 

Já o assistente de estacionamento remoto Audi AI conduz autonomamente o A8 para dentro e para fora de uma vaga de estacionamento ou uma garagem, enquanto a manobra é monitorada pelo motorista – que não precisará estar sentado no carro. Ele acionará o sistema a partir do seu smartphone usando a nova aplicação myAudi. Para monitorar a manobra, ele manterá o botão do Audi AI pressionado para visualizar uma imagem ao vivo gerada no seu dispositivo pelas câmeras de 360 graus do carro.

 

Com um completo pacote de inovações, a suspensão explora os limites do que é fisicamente possível. Uma das inovações é a condução dinâmica de todas as rodas, que combina condução direta e condução esportiva com uma robusta estabilidade. A razão de direção das rodas frontais varia em função da velocidade; as rodas traseiras são giradas na direção ou no sentido contrário da condução dependendo da faixa de velocidade. O manuseio do carro se torna ainda mais dinâmico e preciso com o diferencial esportivo. Ele distribui ativamente o torque de tração entre as rodas traseiras, complementando a tração permanente nas 4 rodas quattro que agora é padrão no novo A8.

 

A segunda nova tecnologia, a suspensão ativa Audi AI, é um sistema de suspensão completamente ativa. Dependendo da vontade do motorista e da situação da condução, é capaz de elevar ou rebaixar cada roda separadamente com atuadores elétricos. Esta flexibilidade confere ampla liberdade às características da condução – variando do conforto de um percurso suave em um sedã clássico luxuoso ao dinamismo de um carro esportivo. Em combinação com os sensores de 360°, o carro será elevado à velocidade da luz rápida se houver uma iminente colisão lateral, reduzindo as potenciais consequências de um acidente para todos os ocupantes.

 

Esse sistema de suspensão altamente inovador obtém a energia de que necessita de um sistema elétrico de 48 volts. A Audi agora o instala pela primeira vez como o sistema elétrico primário em todas as versões do modelo A8. Juntamente com a avançada suspensão pneumática do A8, o inovador conceito de suspensão proporciona uma experiência de condução radicalmente nova.

 

O novo A8, que será lançado inicialmente no mercado alemão, traz dois motores turbo V6 totalmente reformulados: um 3.0 TDI e um 3.0 TFSI. O motor a diesel desenvolve 210 kW (286 cv), e a versão a gasolina 250 kW (340 cv). Duas versões de oito cilindros – um 4.0 TDI com 320 kW (435 cv) e um 4.0 TFSI com 338 kW (460 cv) – virão logo a seguir. A versão com o exclusivo motor de ponta é o W12 com um deslocamento de 6,0 litros.

 

Todos os cinco motores operam juntamente com um dispositivo de arranque com alternador de correia (BAS), que é o centro nervoso do sistema elétrico de 48 volts. Essa tecnologia híbrida leve (MHEV, veículo elétrico híbrido leve) permite que o carro fique parado com o motor desligado, e seja suavemente reiniciado. Ele também possui uma função estendida de arranque/parada e uma saída de recuperação de energia de até 12 kW. O efeito combinado dessas medidas é reduzir ainda mais o consumo de combustível dos motores já bastante eficientes – em até 0,7 litros por 100 quilômetros sob condições reais de condução.

 

O A8 L e-tron quattro com sua poderosa unidade de tração plug-in híbrida será lançado em uma data posterior. Seu 3.0 TFSI e o poderoso motor elétrico alcançam 449 cv de potência do sistema e 700 Nm de torque do sistema. A bateria de íon de lítio armazena potência suficiente para cerca de 50 quilômetros de condução elétrica. Ela poderá ser opcionalmente carregada pelo sistema Audi Wireless Charging. Um dispositivo de conexão no piso da garagem transfere por indução a potência para uma bobina receptora no automóvel com uma saída de potência de 3,6 kW.

 

Os novos Audi A8 e A8 L estão sendo fabricados na unidade de Neckarsulm e estarão disponíveis no mercado alemão no final de 2017. (Revista Torque)