Novo presidente da Ford conta com veteranos para retomar lucros

Reuters

 

A Ford remodelou sua chefia e trouxe de volta um ex-executivo do Uber, indicando que seu novo presidente-executivo vai apostar em veteranos em vez de novos talentos.

 

James Hackett, nomeado presidente-executivo na segunda-feira, disse que quer simplificar a hierarquia da Ford e acelerar a tomada de decisões, já que a segunda maior fabricante automotiva dos Estados Unidos enfrenta ameaças da tecnologia de direção autônoma do Vale do Silício e o retorno da rival General Motors em seus mercados tradicionais.

 

A Ford contratou Sherif Marakby como novo vice-presidente para desenvolver veículos autônomos e elétricos. Marakby também veio do Uber, onde foi vice-presidente do programa global de veículos. O executivo entrou no Uber em 2016, após mais de 25 anos no setor de carros híbridos e elétricos da Ford.

 

Raj Nair, atual vice-presidente de desenvolvimento de produto e diretor técnico da Ford, assumirá a presidência na América do Norte. Ele também será responsável pelas operações que geram cerca de 90% do lucro global da Ford.

 

A Ford também nomeou o diretor de operações europeias Steven Armstrong como líder na Europa, Oriente Médio e África e Peter Fleet, encarregado das vendas e marketing da empresa na região da Ásia-Pacífico, como responsável na Ásia-Pacífico e China.

 

Hackett, que substitui Mark Fields, é o mais recente de uma linha de executivos de fora da empresa com a orientação de mudar a cultura de gestão em uma das mais antigas montadoras.

 

As ações da empresa caíram cerca de 36% desde que Fields assumiu há três anos, no auge da recuperação da indústria automotiva dos EUA desde a crise da última década. (Reuters/Sweta Singh e Joseph White)