Mercedes-Benz começa a transformar “estação de trabalho” do motorista

Carpress

 

Motorista? Talvez o termo logo caia em desuso. O profissional do volante em preâmbulo de veículos autônomos será cada vez mais alguém que gerenciará uma estação de trabalho do que qualquer outra coisa.

 

Prova disso é a ampla renovação que a Mercedes-Benz acaba de promover em sua linha de caminhões. Nela está uma nova geração de bancos – o posto de trabalho nos modelos Atego, Axor e Actros, assegurando mais conforto e produtividade aos motoristas.

 

A marca alemã desenvolveu no Brasil novos bancos, projetados de acordo com o biotipo do motorista brasileiro, priorizando o bem-estar e a satisfação de quem passa horas ao volante. Também incluiu novo pacote multimídia com painel, volante multifuncional, sistema de som e tacógrafo digital.

 

Além disso, trouxe novidades na nova fase do Econfort, conceito de desenvolvimento que agrega mais economia, conforto, força e desempenho aos caminhões, proporcionando maior rentabilidade. Assim a empresa adianta novidades que serão atração na Fenatran 2017, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas.

 

“O novo posto de trabalho assegura um alto nível de ergonomia e facilita a operação no dia a dia do motorista, o que se traduz em maior conforto e produtividade”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes.

 

“Ao trabalhar de uma forma mais cômoda e prática, o motorista obtém melhor desempenho do veículo, com mais segurança e economia, contribuindo assim para a redução de custos operacionais e, consequentemente, para a rentabilidade da empresa de transporte.”

 

Segundo o executivo, na Fenatran todos os caminhões Atego, Axor e Actros trarão esse mais elevado nível de conforto. “Com isso, tanto os empresários e os executivos das empresas de transporte como os profissionais autônomos e os motoristas poderão apreciar o elevado padrão do posto de comando das nossas cabinas, o que passa a ser mais um importante diferencial”, diz.

 

Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes, explica: “Quando o Econfort foi lançado, em 2014, apresentou uma série de itens voltados à economia no consumo de combustível. Em um segundo momento, o foco estava voltado para a redução dos custos de manutenção. Agora o objetivo é assegurar um notável conforto ao motorista”.

 

Com design diferenciado e oferecidos nas versões Estático e Pneumático – Standard e Conforto –, os novos bancos dos caminhões da empresa se caracterizam pelo encosto com perfil mais envolvente, que remete à imagem de um banco de automóvel esportivo, como são tantos na marca. Os assentos tiveram sua espessura de espuma aumentada em 10 milímetros em relação à versão anterior. O novo acabamento, em tecido ou vinil, está mais macio, aumentando o conforto, além de facilitar a limpeza.

 

Todos os bancos têm cintos de segurança integrados. Os apoios laterais envolventes propiciam melhor acomodação das costas. O ajuste lombar pneumático, disponível na versão Conforto, tem duas bolsas infláveis para apoio lombar e duas para apoio lateral.

 

Os novos bancos têm 12 regulagens: ajuste do encosto das costas, baixar e levantar o assento pneumático, ajuste da altura do banco, ajuste da inclinação do assento, ajuste do amortecedor, amortecimento horizontal, ajuste horizontal, ajuste da profundidade do assento, dois apoios de braço, baixar e levantar o encosto das costas e ajuste lombar (este na versão Conforto).

 

A Mercedes-Benz também traz novidades nas camas disponíveis nas Cabinas Leito e Estendidas. O revestimento passou a vir com um tecido de maior elasticidade. A espuma é laminada, com espessura de 120 mm, propiciando maior conforto ao motorista no seu período de descanso.

 

Multimídia

 

Os caminhões passam a oferecer aos clientes diversas possibilidades de configuração de um novo pacote multimídia. Entre os itens disponíveis, de série ou como opcional, incluem sintonizador de FM com RDS-EON, sintonizador AM para ondas curtas, médias e longas e pré-sintonias, CD player compatível com MP3 e WMA, entradas auxiliares Mini-USB e auxiliar, Bluetooth com facilidade de viva-voz e volante multifuncional com comando sem tirar as mãos do volante para operar o rádio e o celular, além de navegar as operações do computador de bordo no painel.

 

São três os pacotes multimídia disponíveis – Preparação (antena, cabo e alto-falantes), Básico (itens da Preparação mais tweeter e rádio/CD) e Conforto (itens do Básico mais o volante multifuncional, disponível somente para Atego, Axor e Actros). Com quatro raios e dois conjuntos de botões, um em cada lado, o volante multifuncional conta com teclas de acionamento para os comandos do painel de instrumentos. O uso das teclas é mais amigável, e todos os comandos estão ao alcance dos polegares.

 

Toda a sua linha de caminhões Mercedes passa a vir com novo tacógrafo digital BVDR (Brazilian Vehicle Data Recorder). Homologado pelo Inmetro, a vantagem do tacógrafo digital é que ele não utiliza os tradicionais discos, mas sim fita de papel, que pode ser impressa no próprio veículo caso a autoridade de trânsito venha a solicitar.

 

Todas as informações são gravadas em memória interna do tacógrafo digital e podem ser extraídas para armazenamento externo, em um pen drive, por meio de uma porta USB, ou pela internet. Além disso, a identificação do motorista é feita por meio de botões no painel frontal do próprio aparelho. O sistema identifica mais de um motorista, com capacidade máxima de 50 condutores.

 

Os dados gravados pelo tacógrafo incluem a velocidade do caminhão, distância percorrida, rotação do motor, velocidade máxima e status do veículo (parado ou em movimento). Também armazena informações do motorista (código do motorista, número da carteira de habilitação, início e fim da condução) e do veículo (chassi e placa).

 

De acordo com a Mercedes, não houve reajuste nos preços já praticados com as melhorias implementadas. (Carpress)