Nissan vai trocar de presidente no Brasil; Marco Silva assume

Auto Esporte

 

A Nissan do Brasil terá novo presidente a partir do mês que vem. O brasileiro Marco Silva vai substituir o francês naturalizado brasileiro François Dossa. Ele atualmente é vice-presidente de administração e finanças para a América Latina, cargo que também continuará exercendo.

 

O destino de Dossa, que esteve à frente da operação brasileira desde 2013, ainda não foi anunciado pela montadora, mas deverá envolver troca de posições globais.

 

Silva tem mais de 20 anos de experiência no setor automotivo. Ele atuou no Brasil, Venezuela, Coreia do Sul, Suíça e China, e entrou na Nissan em 2015, como diretor financeiro.

 

Apesar de ter vindo também de finanças, Dossa fez carreira no setor bancário: antes da Nissan, foi CEO do banco Société Generale para o Brasil e América Latina e diretor de finanças de exportação do banco Paribas em Paris, na França.

 

Ex-Ford é contratado

 

Também para a América Latina, foi contratado Guy Rodriguez, ex-Ford. O argentino será o vice-presidente de vendas e marketing, reportando-se a Jose Luis Valls, que chefia a região, com sede no México.

 

Rodriguez até então era diretor de marketing e vendas de automóveis na Ford do Brasil.

 

“A Nissan está empenhada em crescer na América Latina. Nossos investimentos na produção local, produtos e expansão de negócios são liderados por grandes talentos. A grande experiência de Guy Rodriguez na indústria e na região reflete nossa visão de continuar a construir uma equipe forte, focada nos clientes latino-americanos de hoje, mas também de amanhã”, disse José Valls, Chairman da Nissan América Latina.

 

Rodriguez substituirá José Román, que foi chamado a presidir a marca Datsun, no Japão.

 

Mudanças em série

 

Desde o início do mês, a Nissan vem anunciando uma série de mudanças em cargos-chave. A primeira foi a saída do brasileiro Carlos Ghosn do comando da montadora, para se dedicar à Mitsubishi, marca da qual a empresa se tornou maior acionista em 2016.

 

Ghosn continuará no conselho da Nissan e seguirá chefiando a aliança com a Renault.

 

A Nissan também anunciou a aposentadoria do diretor de design Shiro Nakamura, famoso pela criação dos “crossovers” da marca, como o Juke, e pela renovação do sedãs. Ele será substituído pelo mexicano Alfonso Albaisa, que comandava a área na Infiniti. Para o lugar de Albaisa foi chamado o ex-designer da BMW, Karim Habib.

 

Os anúncios coincidem com o fim do ano fiscal japonês. (Auto Esporte)