PSA vai lançar em breve as vans Jumpy e Expert no Brasil

Portal R7

 

A PSA Peugeot Citroën promoverá uma reformulação completa de sua linha de veículos comerciais no Brasil e na América Latina a partir deste ano. O VP de utilitários do grupo francês na região, Frédéric Chapuis, reconfirmou na última  segunda-feira (13), em encontro com jornalistas em São Paulo, que 34 novos veículos serão lançados mundialmente, e oito deles serão utilitários comerciais, incluindo uma picape média inédita, de 1 tonelada, que deve ser anunciada nesta quarta-feira (15) na sede da empresa, na França.

 

Os dois primeiros modelos a desembarcar por aqui serão as vans Citroën Jumpy e Peugeot Expert. Ambas estreiam no segundo semestre em versões furgão e para passageiros. Os modelos são voltados aos grandes centros urbanos, com capacidade para receber entre cinco e nove pessoas, ou até 1,4 tonelada nas versões de carga. A categoria é relativamente nova no Brasil e tem apenas dois competidores: a chinesa JAC T8 e a Mercedes-Benz Vito, produzida na Argentina e lançada no mercado brasileiro no fim de 2015.

 

A dupla vai estrear antes da Fenatran, maior feira de transportes de carga das Américas, que acontecerá entre os dias 16 e 20 de outubro, no São Paulo Expo, mesmo palco do último Salão do Automóvel. Em seguida, a PSA lançará as conhecidas Citroën Jumper e Peugeot Boxer, vans maiores, para até 16 passageiros ou até 1,9 tonelada, que já foram produzidas em Sete Lagoas (MG), em parceria com Fiat e Iveco. Desta vez, porém, os utilitários, que eram derivados da Ducato, terão plataforma modular e vida própria.

 

Vai ter picape média

 

A estratégia da PSA incluí ainda um veículo inédito na história da companhia: uma picape média, que deve ser produzida na Argentina e comercializada em toda a América Latina, incluindo o Brasil. Inicialmente, especulava-se que o utilitário derivaria da atual geração da Toyota Hilux, fruto de parceria entre as montadoras. Mas, ao que parece, o modelo será efetivamente inédito, sem ligação com a Hilux e feito sobre plataforma modular. A caminhonete ainda será anunciada e não deve chegar por aqui antes de 2019/2020.

 

Linha quase europeia

 

A estratégia da PSA é trazer para a América Latina toda a sua experiência europeia no segmento de veículos comerciais. Por isso, podem surgir novidades em diferentes segmentos, como o de furgonetas. Atualmente, a Peugeot comercializa a antiga Partner por aqui, importada da Argentina, com foco na versão para cargas. O modelo, que já trocou de geração na Europa, é versátil e transporta até 800 kg, sendo 100% voltado à frotas e pequenos negócios nos grandes centros. O primo Citroën Berlingo está fora, mas pode voltar. (Portal R7)