Grupo PSA conclui com a IndustriALL um novo acordo mundial

Revista Torque

 

Em 7 de março de 2017, o Grupo PSA e as federações sindicais IndustriALL Global Union e IndustriAll European Trade Union assinaram um novo acordo-quadro mundial sobre a responsabilidade social do Grupo PSA.

 

A assinatura aconteceu em Genebra, na sede da Organização Internacional do Trabalho, na presença de Deborah Greenfield, Diretora Geral Adjunta da OIT; Carlos Tavares, Presidente Mundial do Grupo PSA; Xavier Chéreau, Vice-Presidente Executivo de Recursos Humanos do Grupo PSA; Valter Sanches, Secretário Geral da IndustriALL Global Union e Luc Triangle, Secretário Geral da IndustriAll European Trade Union.

 

O novo acordo traduz a vontade do Grupo PSA de construir seu futuro em conjunto com os representantes dos funcionários em escala mundial e de associar todos os seus funcionários à sua política mundial de Recursos Humanos. O objetivo é garantir uma base comum em matéria de respeito aos direitos humanos fundamentais e práticas sociais, apoiando-se na expressão dos talentos pessoais e coletivos.

 

O acordo contém duas partes:

 

– formalizar a política de responsabilidade social do Grupo PSA de modo a associar as partes interessadas e expressar as exigências sociais em relação à cadeia de valores, a fim de respeitar os direitos fundamentais,

 

– e também implantar no plano internacional uma política de RH que desenvolva os talentos e as competências, a qualidade de vida e o bem-estar no trabalho, respeitando a diversidade e a igualdade de tratamento.

 

Além disso, o acordo reafirma o papel essencial das organizações sindicais no diálogo e na coesão social da empresa. O Grupo PSA privilegia uma relação de confiança e de transparência para conduzir as evoluções da Empresa. Assim, o acordo reforça a dimensão mundial do Comitê de Grupo e sua vocação de compartilhar os desafios econômicos e sociais em escala mundial.

 

Esse acordo concretiza uma relação de mais de dez anos entre o Grupo PSA e as federações mundiais e europeias IndustriALL, associando as partes interessadas à política de responsabilidade social do Grupo PSA.

 

Na ocasião, Xavier CHEREAU, Vice-Presidente Executivo de Recursos Humanos do Grupo PSA, declarou: “Dentro da dinâmica do acordo assinado na França, “Nouvel Elan pour la Croissance” (Novo Impulso para o Crescimento), desejei estender ao nível mundial nossa vontade de construir conjuntamente com os parceiros sociais o futuro do Grupo. Este acordo impulsiona uma nova dinâmica e acompanha o desenvolvimento internacional do Grupo PSA, inscrito em nosso plano estratégico “Push to Pass”. (Revista Torque)