Consórcio, números negativos, expectativa positiva

Auto Informe

 

Assim como a maioria dos setores da economia, o consórcio atravessou 2016 em dificuldade, encerrando o ano com resultado 5% inferior ao registrado em 2015.

 

Mas o setor enxerga o balanço como muito positivo porque houve um crescimento expressivo no segundo semestre, quando foram comercializadas 1,27 milhão de novas cotas, 24,5% mais do que nos seis primeiros meses do ano. Quer dizer: apesar do resultado negativo no ano fechado, os negócios estão em franco crescimento.

 

Daí a perspectiva de um 2017 vigoroso.

 

O consórcio, como os demais setores da economia, enfrenta dificuldades nas crises econômicas, mas ele acaba sendo uma alternativa pro consumidor, justamente nos momentos em que ele tem dificuldade para comprar à vista e mesmo fazer um financiamento, com tanta restrição para obtenção de crédito.

 

O consórcio acaba sendo uma poupança: a pessoa vai pagando uma pequena mensalidade, quando menos espera é sorteada, ou pode também dar um lance e obter a carta de crédito.

 

O setor de veículos representa 87% dos negócios de consórcio. Teve em 2016 dois milhões de adesões e mais de um milhão de cotas contempladas. O total de negócios no segmento atingiu R$ 83,8 bilhões em créditos comercializados. (Auto Informe)