Daimler focará em smart elétrico nos EUA e Canadá

Reuters

 

A Daimler vai interromper a venda de carros smart com motor a combustão nos Estados Unidos e no Canadá para focar a marca em veículos elétricos nos dois mercados, informou a empresa na noite de segunda-feira.

 

Em carta enviada a concessionárias e vista pela Reuters, o chefe da Mercedes-Benz USA, Dietmar Exler, afirmou que a venda de carros smart com motor a gasolina acabaria quando terminar o modelo 2017, neste outono (do hemisfério Norte).

 

“Desenvolvimentos dentro do segmento de micro carros apresentam alguns desafios para o atual portfólio de produto smart”, escreveu Exler. “Um foco dedicado em veículos elétricos nos Estados Unidos e Canadá é o passo lógico para apoiar o futuro sustentável e com zero emissões”, acrescentou.

 

A fabricante alemã venderá versões movidas a bateria do smart fortwo e fortwo conversível nos EUA e Canadá. A mudança não se aplica a outros mercados fora da América do Norte, de acordo com a Daimler.

 

A decisão foi inicialmente noticiada pelo jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung.

 

A Mercedes-Benz USA vendeu 6.211 carros da marca smart no ano passado, volume 16% menor ante 2015, já que os preços da gasolina nos EUA continuaram baixos. Globalmente, foram negociados 144.479 automóveis Smart. (Reuters/David Shepardson)