Ford lança novo Focus elétrico com bateria recarregável em 30 minutos

Carsale

 

Quando lançou o Fusion Hybrid no Brasil, a Ford revelou que lançaria 13 novidades no segmento “verde” até 2020. Uma delas acaba de ser apresentada na Europa. Trata-se do Focus elétrico com um novo sistema de alimentação mais eficiente, que pode recarregar 80% da bateria em apenas 30 minutos.

 

“O novo Focus elétrico pode ser recarregado no mesmo tempo que o motorista leva para tomar um café e comer um pedaço de bolo”, exemplifica Joe Bakaj, vice-presidente de desenvolvimento de produto da Ford Europa. Isso é possível graças à nova capacidade da bateria (33,5 kW) – 50% superior ao componente anterior.

 

Porém, para recarregar o carro em 30 minutos é necessário o conector de carregamento rápido. Na tomada convencional, o tempo de recarga é de até cinco horas. O Focus é equipado com um motor elétrico de 145 cv e possui autonomia de 225 km com a bateria totalmente carregada.

 

Lançado na Europa em 2013, o Focus Elétrico foi o primeiro veículo totalmente elétrico da marca feito naquele continente. Na América do Norte, o modelo é produzido desde dezembro de 2011. Ele é um dos 13 veículos globais eletrificados que a Ford programou para os próximos cinco anos, incluindo um utilitário esportivo com autonomia estimada de pelo menos 480 quilômetros, em 2020. Outros modelos são a nova van Transit Custom plug-in híbrida, com previsão de produção comercial em 2019, testada atualmente em um projeto em Londres, e uma versão híbrida do Mustang. (Carsale)