AGCO faz oferta para comprar a Kepler Weber

Revista IPESI Digital

 

A AGCO, fabricante e distribuidora global de equipamentos agrícolas, anunciou sua intenção de adquirir as ações da Kepler Weber S.A., fabricante de equipamentos de armazenagem e manuseio de grãos no Brasil. A AGCO, através da AGCO do Brasil Máquinas e Equipamentos Agrícolas Ltda, uma de suas subsidiárias no Brasil, celebrou um contrato vinculante com os dois maiores acionistas da Kepler Weber, Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) e BB – Banco de Investimento S.A. (“BB-BI”), para adquirir suas participações, totalizando aproximadamente 35% das ações em circulação.

 

Em sequência ao acordo com Previ e BB-BI, a AGCO Brasil, ou outra subsidiária da AGCO no Brasil lançará uma oferta pública unificada a ser registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) (a “Oferta”), para aquisição da totalidade das ações ordinárias detidas pelos outros acionistas da Kepler Weber, com o propósito de cancelamento de registro da Companhia, atualmente negociada na BM&FBovespa – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros S.A. A oferta será direcionada a todos os acionistas da Kepler Weber.

 

O preço na oferta será R$ 22,00 por ação, resultando em uma avaliação da Companhia de R$ 579 milhões. Este preço por ação representa um prêmio de 25,7% em relação ao preço de referência do fechamento de 9 de fevereiro de 2017 e um prêmio de 24,3% sobre a média ponderada do preço das ações dos últimos 3 meses. A realização da oferta e a consumação da transação estão sujeitas às condições precedentes que são comuns a este tipo de transação, incluindo a submissão ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), e aprovações regulatórias.

 

“A aquisição da Kepler Weber incrementaria significativamente nossa posição no mercado de armazenagem e manuseio de grãos da América do Sul”, disse Martin Richenhagen, presidente da AGCO. “Os produtos da Kepler Weber são complementares ao nosso portfólio da GSI e são reconhecidos por seus clientes pelo design, qualidade e inovação. Esta combinação também permitiria capturar sinergias comercias e uma posição de liderança da América do Sul, enquanto fortaleceria nossas capacidades de atender grandes clientes globais.”

 

O Rabobank e Pinheiro Neto Advogados estão atuando como assessores financeiro e jurídico, respectivamente, para a AGCO. (Revista IPESI Digital)